Cristina Nóbrega fadista canta o Fado no Dom Leitão

Que Noite… Sábado, dia 15 de Março. Vejam só quem nos visitou!!! Isso mesmo, Cristina Nóbrega, Cantou o Fado com tanta elegância… Fez ainda parecer a noite mais bonita do que já estava com Maria João Quadros e José Gonçalez. Mas as noites no Dom Leitão são mesmo assim… É um local onde as surpresas estão sempre a acontecer.

Cristina Nobrega
O Fado está presente na nossa vida. Que orgulho temos de receber tão nobres figuras.
Cristina Nóbrega, obrigado pela visita.
Com Humberto Vicente  na guitarra portuguesa e Francisco Gonçalves à viola.

Cristina Nobrega

Cristina Nóbrega é natural de Lisboa. Canta desde sempre, num percurso solitário que passa por vários géneros musicais.
Eternamente ligada à música, só no início de 2008 o Fado, descoberta e paixão da juventude, ressurge e faz com que assuma perante si mesma que precisa de cantar. Afinal, é neste género musical que encontra a forma mais profunda de expressão e a magia de cantar em português.
Em menos de um ano grava e apresenta uma maqueta a uma editora que dá origem à edição do seu primeiro trabalho (Set./2008), um álbum ‘Amaliano’ com os clássicos do fado.
Estreia-se em Madrid a 14 de Setembro de 2008 na ‘Noite Branca’, a convite do Círculo de Bellas Artes. Em Maio de 2009, a Fundação Amália Rodrigues atribui-lhe o ‘PRÉMIO ARTISTA REVELAÇÃO 2009′.
Neste percurso, apresentou a sua voz em vários palcos, em Portugal e no estrangeiro, com assinalável êxito.
Com uma necessidade de cantar temas seus, foi conhecendo ao longo destes dois anos, músicos e poetas que a agraciaram com poemas e composições inéditas e outros que seleccionou, e que fazem parte do seu novo álbum ‘Retratos’, edição Sony Music.
Conheceu o talentoso compositor e produtor Luís Pedro Fonseca que juntou, aos poemas musicados por Fontes Rocha, Carlos Gonçalves, Mário Pacheco e Zé Manuel Martins, temas musicados por si que aguardavam uma voz para lhes dar vida.
Os poetas cantados no álbum ‘Retratos’ são Miguel Torga, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Cabral do Nascimento, Vasco Graça Moura, António Gedeão, António Aleixo, José Fanha, Luis Pedro Fonseca, Augusto Gil, Fernando Viera e Reinaldo Ferreira.
Em estúdio, Cristina Nóbrega teve o privilégio de ser acompanhada por Zé Manuel Neto na Guitarra Portuguesa, na Viola de Fado por Rogério Ferreira e Pedro Festa no Contrabaixo.
São 16 temas inéditos que Cristina Nóbrega oferece aos apreciadores de Fado a da alma fadista. (in www.cristinanobrega.pt)

 

Referências

2010 – Antena 1 – A fadista esteve nos estúdios da Antena 1 e conversou com Ana Sofia Carvalhêda a propósito deste seu novo trabalho.
2011 – Disco Digital – O primeiro single do novo álbum da fadista Cristina Nóbrega é um dueto com a cubana Omara Portuondo.
2012 – Sapo Musica – Cristina Nóbrega, distinguida com o Prémio Amália Revelação, em 2009, está a gravar o próximo álbum, a sair em Dezembro, que conta com originais de José Luís Tinoco e Vasco Graça Moura, disse fonte da produção à Lusa.
2014 – Santos da Casa – CRISTINA NÓBREGA COM NOVO DISCO

Share

No comments

Pode ser a primeira pessoa a comentar.

Leave a Reply